
Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia.
A mostra foi produzida em colaboração com a Associação Manuel Álvarez Bravo, dirigida por Aurelia Álvarez Urbajtel e Colette Álvarez Urbajtel, respectivamente filha e viúva do fotógrafo, e conta também com o apoio do Museu de Arte Moderna, Instituto Nacional de Belas Artes, México.
Um dos grandes nomes da fotografia mundial, Manuel Álvarez Bravo é o nome de maior relevância na fotografia do século XX de seu país. Nascido na Cidade do México, cresceu em uma família que valorizava o contato com a cultura. Na adolescência, frequentou assiduamente museus, livrarias e sebos, formando sua própria biblioteca. Nesse período, foi introduzido à fotografia por Luis Ferrari, um amigo de escola de Tlalpan. Seus primeiros trabalhos fotográficos, no começo dos anos 1920, exploram alguns elementos da tradição fotográfica pictorialista, influenciados pela obra de fotógrafos então atuantes no México, como Hugo Brehme, Guillermo Kahlo, pai da pintora Frida Kahlo, e Agustín Casasola, que documentou extensamente a revolução mexicana.
Visitas guiadas no dia 25/02
Serão realizadas duas visitas guiadas no dia 25 de fevereiro (sábado). Na primeira, às 16h, os visitantes da exposição Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia contarão com a presença de Paulo Venâncio Filho, pesquisador, curador e crítico de arte. Já às 17h30, o coordenador de fotografia Sergio Burgi falará sobre a mostra Thomaz Farkas: uma antologia pessoal , que também está no IMS. A entrada é gratuita.
Exposição: de 27 de novembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012
De terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca - Classificação livre
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500
Fonte: www.arfoc.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário